Matriz de Materialidade

Introdução

O mercado em geral e principalmente os investidores, estão cada vez mais atentos ao que as empresas estão fazendo em relação ao meio ambiente, como tratam seus funcionários e fornecedores, e o quanto se dedicam a práticas de governança responsáveis.


Com o crescente aumento da consciência da população sobre essas questões, é natural que passem a levantar suas vozes para exigir que mudanças aconteçam.


Por consequência, as empresas são solicitadas a mostrar mais transparência e adotar práticas socialmente justas. Esta é uma das razões pelas quais a adaptação às expectativas dos stakeholders é crucial para a sobrevivência a longo prazo das empresas.


O que é a matriz de materialidade e qual a sua relação com o relatório de sustentabilidade?

A matriz de materialidade é um recurso que permite relatar o cenário atual de uma empresa e descrever em quais temas se concentrará para atingir seus objetivos estratégicos dentro do mercado.


Ela dá fundamento aos relatórios de sustentabilidade, à estratégia da empresa e é o primeiro passo para elaborar a matriz de riscos de impactos socioambientais – exigência de algumas diretrizes por órgãos financeiros do Brasil.


Em outras palavras, podemos dizer que a matriz de materialidade é o processo de conhecimento dos temas mais importantes para a empresa, baseado na estratégia de negócio e também na percepção dos stakeholders sobre os impactos.