Governança Corporativa é um assunto de grande interesse por parte dos investidores, acionistas, conselhos de administração e dirigentes empresariais. Porém, como framework normativo, orientativo para as boas práticas de governança e de comportamento ético aplicados nas organizações é um campo de estudo relativamente novo e sua prática no mundo empresarial – restringindo-se a um pequeno, embora, importante grupo de empresas – é ainda mais recente.
Ética e conduta
A partir da definição de propósito da organização e de seus objetivos essenciais há em um conjunto de regras que orienta e regula a formulação e aplicação das políticas, das diretrizes e dos protocolos para a prática das atividades e do exercício ordinário dos negócios.
Cultura organizacional
Sistema de valores e princípios aceito e incorporado no comportamento das pessoas que deve estar alinhado com o propósito, objetivos e códigos de conduta da organização.
Gestão
Pressupõe eficácia de desempenho e, ao par das competências e habilidades dos gestores, é orientada pelos propósitos, objetivos e estratégia corporativos e, amparada em método, deve assegurar a presença de capacidade de planejamento, acompanhamento, controle e de ação sobre a performance das operações. Há raros casos onde empresas falham abruptamente, o comumente observado é que crises graves resultam de erros que se acumulam ao longo do tempo por deficiência nestes pressupostos elementares de gerenciamento. O sucesso da performance depende de se conhecer os desafios, selecionar os quais se deve ou se deseja enfrentar e se a administração dispõe dos meios para entender, mensurar e avaliar os riscos que está assumindo.
Accountability
Sem um equivalente perfeito em português seu sentido vai além da tradução como responsabilidade. Em inglês, as palavras accountability e responsibility têm significados distintos e, também, verifica-se frequente confusão entre elas. Responsabilidade diz respeito à observância a valores, ao atendimento de algo tido como importante ou vital. Accountability tem sentido mais específico, concreto. A definição mais clara parecer ser a dada por Dwight Mihalicz em artigo publicado pela Canadian Association of Management Consultants (CMC-Canada), em uma tradução livre: accountability pressupõe uma obrigação ou dever de fazer algo em que alguém é responsável perante um terceiro, não apenas pelo resultado, mas também pela ação e como essa ação é feita. Este é o princípio mais elementar do compliance.