Introdução
Uma empresa sem planejamento é como um barco sem rumo. Sem objetivos e intenções claramente definidos estará sempre à mercê das turbulências que o futuro inevitavelmente trará.
O Planejamento Estratégico surgiu pela necessidade das empresas se adaptarem às mudanças cada vez mais constantes e às crises que traziam necessidades de
adaptação rápida. Em 1965, Igor Ansoff, publica o livro Estratégia Corporativa onde apresenta os fundamentos para a formulação de objetivos e estratégias baseados nas oportunidades do ambiente em que a empresa está.
O Planejamento de Longo Prazo, metodologia criada nos anos 1950, já não era capaz de atender às necessidades. Não havia mais uma demanda que crescia de forma controlada e o simples uso de dados do passado projetados para os anos subsequentes não trazia a previsibilidade e adaptabilidade que passaram a ser
necessárias.
Planejamento e estratégia
A palavra estratégia tem origem na teoria militar e significa orientar o combate para ganhar a guerra. Nas organizações equivale à criação de ações e princípios que levem a empresa a sair do estado atual e chegar à posição pretendida no curto, médio e longo prazo. Para que isso seja conseguido, aplicam-se as estratégias que ajustarão continuamente a empresa às condições ambientais em constante mudança.